Saturday, October 07, 2006

Ensinar para quem não deve aprender...


"A burrice é muito útil do ponto de vista político e social. Aldous Huxley afirma que a estabilidade social do Admirável Mundo Novo se devia aos mecanismos psicopedagógicos cujo objetivo era o de emburrecer as pessoas. A educação se presta aos mais variados fins. Pessoas inteligentes, que vivem pensando e tendo idéias diferentes, sao perigosas.

Ao contrário, a ordem político-social é mais bem servida por pessoas que pensam sempre os mesmos pensamenos, isto é, pessoas emburrecidas. Porque ser burro é precisamente isso, pensar os mesmos pensamentos, ainda que sejam pensamentos grandiosos. Prova disso são as sociedades das abelhas e das formigas, notáveis por sua estabilidade e capacidade de sobrevivência". (Casas que emburrecem - Correio Popular 09/04/2000).

Acho que não precisa dizer mais nada...

1 comment:

Renato Ferreira said...

Concordo plenamente. Talvez se a maioria dos bralsileiros lesse "Revolução dos Bichos", a gente não teria tantos analfabetos políticos no país e tantas pessoas alienadas.
Só para vocês terem uma idéia desta política de assistencialismo praticada há anos no Brasil, que impede que os pobres estudem e, consequentemente, pensem, dou o exemplo de uma importante cidade da região metropolitana da Grande São Paulo.
O prefeito desta cidade, no período de 1997 a 2000, fazia festa a cada ano pelo aumento de pessoas pobres que recebiam cobertores ou peças de agasalho no inverno.
Infeizmente, esse tipo de política que "comemora" a pobreza pode ser verificado na maioria das prefeituras, no estados e no Governo Federal. Não há outro caminho, senão a educação, o conhecimento e o saber para inverter essa lógica de nossos governantes.